Marcando o começo do mês de junho e o fim de um maio trágico e histórico climaticamente, o tempo segue firme no Rio Grande do Sul ao longo de todo sábado(1º), dia que marca o início do novo mês. 3m5h4z
O sol predomina no Estado, mas pelo terceiro dia seguido haverá a formação de nuvens baixas e nevoeiro em vários pontos entre a madrugada e de manhã, dissipando-se depois. Essa previsão se repete no domingo(02), em boa parte do Rio Grande do Sul.
Conforme a MetSul, em pontos mais a Leste, a nebulosidade pode tardar a se dissipar. Porto Alegre deve anotar entre 9ºC e 21ºC.
Depois de níveis de precipitações inéditos, a expectativa é que junho tenha chuva abaixo da média para o mês. Além disso, diferentemente de maio, quando o Rio Grande do Sul esteve entre o ar frio da Argentina e o ar quente do Brasil, em junho, o ar quente do território brasileiro vai avançar mais para o Sul, o que explica o predomínio de marcas acima da média.
Confira o resumo da previsão para junho
Historicamente, junho é um dos meses mais chuvosos do ano, mas as previsões indicam um cenário diferente para este ano:
- Primeira metade do mês: Chuva abaixo a muito abaixo da média na maior parte do estado.
- Leste do estado: Chuva perto da média ou acima da média.
- Noroeste e Norte: Chuva abaixo ou perto da média.
- Segunda metade do mês: Maiores volumes de chuva, principalmente na região Sul do Brasil.
Temperatura
As previsões indicam uma variação nas temperaturas ao longo do mês:
- Primeira quinzena: Predomínio de temperaturas acima da média devido ao avanço do ar quente do Brasil para o Sul.
- Segunda quinzena: Expectativa de alguns dias mais frios com temperaturas perto ou abaixo da média, especialmente no Sul do Rio Grande do Sul. No entanto, períodos mais quentes também são possíveis.