O Instituto Butantan deu início à produção da Butantan-DV, vacina tetravalente contra a dengue que promete revolucionar o combate à doença. Com expectativa de fabricar 1 milhão de doses em 2025 e mais 100 milhões nos três anos seguintes, o imunizante será o primeiro do mundo a oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) em dose única. 3h2f2x
Embora a produção tenha começado, a vacina ainda não possui autorização para distribuição. Em dezembro, o Butantan enviou à Anvisa os últimos documentos necessários para o pedido de registro. A análise, realizada no formato de submissão contínua, tem prazo estimado de 90 dias e deve ser concluída até março de 2025.
Após o aval da Anvisa, ainda haverá etapas regulatórias, como a definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e a avaliação pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). Caso aprovada, a distribuição no sistema público só começará após esses trâmites, e o Ministério da Saúde já informou que não prevê vacinação em massa em 2025.
Resultados promissores 4m5h1c
Os ensaios clínicos da Butantan-DV, finalizados em junho de 2024, envolveram 16.235 participantes e foram publicados na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Os resultados demonstraram eficácia e segurança em pessoas de 2 a 59 anos, consolidando a vacina como uma alternativa viável e eficiente para o combate à dengue.
A vacina atual: Qdenga 2i6k1u
Atualmente, o Brasil conta com a vacina Qdenga, fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. No entanto, ela requer duas doses e possui capacidade de produção limitada. No SUS, a Qdenga está disponível apenas para crianças de 10 a 14 anos em municípios prioritários. Na rede particular, o custo de cada dose ultraa R$ 300.
Se incorporada ao SUS, a Butantan-DV tem o potencial de ampliar o o à imunização e reduzir a dependência de vacinas importadas. A produção nacional também deve agilizar a distribuição e diminuir custos, representando um avanço significativo na luta contra a dengue no Brasil.