Os prefeitos de todo o país estão em Brasília, onde participam, de 19 a 22 de março, da 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de todas as regiões do Brasil em uma das maiores mobilizações políticas do país. 2z3i4o
Participa do encontro o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, além de otros chefes do Executivo da região. Durante a estadia na capital federal, Girardi cumpre uma série de agendas paralelas com lideranças do Rio Grande do Sul, buscando a liberação de recursos e apresentando demandas prioritárias de Frederico Westphalen.
– É um momento de unir forças com outros prefeitos e buscar investimentos que tragam benefícios concretos para a nossa população –, afirmou o gestor.
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, a Marcha de 2025 tem público estimado de 13 mil pessoas, superando os 11 mil participantes do ano anterior. A programação inclui 63 horas de atividades, com painéis temáticos, oficinas técnicas e atendimento a gestores municipais.
Entre os principais temas estão a reforma tributária, a sustentabilidade fiscal e previdenciária, financiamento da saúde e educação, e orientações sobre emendas parlamentares.
O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de 23 ministros de Estado e de diversos parlamentares.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentará as principais reivindicações do movimento municipalista, com destaque para a PEC 66/2024, que trata da responsabilidade previdenciária dos entes locais.